© 2019 por MONIQUI AGNES. Criação e Desenvolvimento MT Soluções

Qual o Seu Desafio?

"Não precisamos nem mesmo nos arriscar sozinhos na aventura, pois os heróis de todos os tempos já foram à nossa frente. O labirinto já é conhecido, basta seguir os passos do Herói"
Joseph Campbell, em O Poder do Mito

UMA EXPERIÊNCA COMO NENHUMA OUTRA

O Jogo do Herói é uma forma de olhar para o mundo inspirada por Joseph Campbell e pelos arquétipos universais encontrados na rica mitologia de todas as culturas.

Um jogo de tabuleiro para estimular a reflexão e conversas profundas, num clima leve e divertido.

O jogo é conduzido por um facilitador: um anfitrião preparado que ajuda os participantes fazerem a conexão daquilo que estão vivendo de simbólico no jogo com o que está acontecendo de real em suas vidas.

 

O QUE ESPERAR DESTA EXPERIÊNCIA?

Estimulados pela estrutura e dinâmicas do Jogo, pelo facilitador e pela interação entre os participantes, cada jogador vai interagindo, no seu tempo, com elementos das grandes histórias heróicas da humanidade. Os resultados de forma geral são: apontamentos pessoais, possibilidades de ação em relação ao desafio proposto pelo participante, e na grande maioria dos casos, uma sensação de que o jogo foi feito sob medida para você e para as suas dúvidas.

 

Mas a experiência pode ser melhor definida se dividirmos os ganhos em dois grupos:

GANHOS INDIVIDUAIS

Estimulo à resolução de problemas: a configuração do jogo é orientada para promover uma postura ativa na resolução dos problemas que o participante enfrenta e escolhe trazer para a partida. 

Responsabilidade: por posicionar o participante como agente protagonista da própria vida, o jogo vincula o sentimento e postura de responsabilidade da pessoa perante os seus desafios, combatendo desta maneira uma postura de “vítima da vida”.

Criatividade: o jogo permite que os participantes percebam a si mesmos e a seus próprios desafios de uma perspectiva completamente atípica - porém funcional - daquilo que se vive no dia-a-dia, permitindo assim que a pessoa se relacione consigo mesma e com sua vida de maneira inovadora, utilizando recursos e conhecimentos que podem estar sendo ignorados.

Assimilação de Conteúdos: a atmosfera lúdica e cooperativa do jogo estimula a inteligência coletiva, facilitando a assimilação dos conteúdos trazidos pelo jogo.

Inspiração: o jogo foi criado com linguagem, design e atmosfera que promove o encantamento dos participantes, situando-os numa perspectiva mítica e inspiradora, criando o ambiente ideal para a percepção de sincronicidades (coincidências significativas).

Instrumento para Meditação: Ao tirar o participante do turbilhão do dia-a-dia, envolvendo-o num clima pouco usual e direcionando-o para uma reflexão profunda sobre um determinado aspecto durante algumas horas, o jogo promove um efeito semelhante a uma prática meditativa.

Auto-estima: o jogo equilibra momentos de inspiração com provocações saudáveis que ajudam o participante a se encontrar além da polarização entre impotência X prepotência, promovendo o encontro com a verdadeira auto-estima.

Diversão: jogar é uma brincadeira muito divertida.

GANHOS COLETIVOS

Cooperação: o jogo é essencialmente cooperativo em seu desenrolar. Os participantes são encorajados o tempo todo para a ajuda mútua, promovendo a cordialidade e a união.

Empatia: o jogo permite a expressão de aspectos interiores dos participantes, revelando sentimentos e facetas pessoais antes inacessíveis aos demais. Como conseqüência, temos um maior reconhecimento do “outro” e sensibilização pelos seus problemas.

Formação de Vínculos: Os participantes do jogo são aliados em uma atividade transformadora. Transformações envolvem reflexões profundas, inovações radicais, entrega, aceitação. A conseqüência de partilhar esses momentos especiais é o potencial estabelecimento de vínculos de companheirismo para além da mesa de jogo.

Catalização de Mudanças Coletivas: a natureza dinâmica, interativa e cooperativa do jogo possibilita a transposição das situações de jogo para os desafios coletivos e vice-versa. Os participantes podem usar seus insights pessoais em prol da solução de desafios coletivos.

O JOGO IN COMPANY

Há uma visão bem clara para os criadores do Jogo: a consciência do indivíduo é base para as resoluções de problemas da sociedade e das organizações.

Assim o Jogo é um estímulo para as pessoas a saírem da zona de conforto, do piloto automático, para agirem sob uma perspectiva mais significativa, mais autêntica, dando voz às motivações pessoais em todos os níveis. 

Essa visão se conecta a visão de muitas empresas no que tange as competências relativas a inovação e expressão pessoal. O mundo corporativo tem perdido muito capital criativo e inovador justamente pela falta desta visão.

Com tudo isso o Jogo entra como complemento a atividades (ou até mesmo como atividade base) para reverter o fluxo indesejado de saída de talentos, e também para oxigenar e estimular idéias e soluções inovadoras.

ATIVIDADE INDEPENDENTE

O Jogo em si, aplicado de maneira independente a programas específicos e conteúdos extras, oferece uma ampla possibilidade de ganhos aos seus participantes que promovem um efeito sistêmico na organização:

- Desenvolvimento pessoal de seus stakeholders;


- Elevação da qualidade de vida em seu ambiente;


- Experiências de linguagem não-corporativa;


- Descontinuidades nas rotinas e introdução do elemento lúdico;


- Valorização da consciência desperta e aplicada em processos e decisões;


- Desenvolvimento pragmático de visão sistêmica e de inteligências (emocional, interpessoal e intrapessoal, principalmente);


- Estímulo e prática do espírito de equipe;


- Experiência do tipo high-touch; termo cunhado por John Naisbitt (Megatrends, High Tech-High Touch) para se referir a experiências ou produtos voltados para o contato humano com sensibilidade e cuidado que o high-tech não pode substituir.

 

Importante: Para um bom aproveitamento da atividade, aconselhamos que os colaboradores devem ser convidados a jogar sem imposições às pessoas que não desejam realmente participar, pois o sucesso da experiência para o grupo como um todo depende da entrega e da partilha realizada espontaneamente pelos jogadores.

COMO CONTRATAR O JOGO?

O Jogo do Herói em sua versão tabuleiro pode ser contratado de várias formas:

Pessoa Física:  O Jogo pode ser contratado para ser facilitado em um grupo já definido pelo contratante, ou em um grupo com pessoas mistas. Maiores informações entre em contato conosco.

Pessoa Jurídica: Organizações interessadas em contratar, ou saber mais sobre o Jogo e suas aplicações podem nos contactar através de nosso contato.